terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Que É Um Parto Humanizado?

Hey meninas!
Hoje vim falar deste assunto que ultimamente tenho pesquisado bastante! 

Reprodução: Livre Maternagem
Nunca é cedo para se adquirir informações, e ter um filho requer bastante informação desde o pré natal até sempre. Estar sempre bem informado garante o seu bem estar e o do seu filho. Como o meu maior plano de vida é ser mãe, estou sempre pesquisando sobre parto humanizado e parto domiciliar, que será minha opção se correr tudo bem durante a minha gestação.
Então, vamos saber um pouco sobre o parto humanizado?

O parto humanizado, no Brasil, é uma nova forma de lidar com a gestante respeitando sua natureza e sua vontade.
No parto humanizado a protagonista é a gestante e seu filho que está para nascer. Tão importante quanto os procedimentos médicos também é a atenção e cuidado com o delicado momento em que mãe e filho estão vivendo. Uma diferença marcante dessa nova forma de parto são os procedimentos, muitas vezes não necessários, de rotina usados nos hospitais como indução de porta, corte do períneo (episiotomia), uso de anestesia, raspagem dos pelos pubianos, parto cirúrgico (ou parto cesárea). Esses e outros procedimentos são utilizados apenas quando a gestante e seu cuidador concordam na manobra a ser feita, isto é, a gestante participa ativamente do processo.
Seu cuidador orienta-a e ajuda-a nos momentos necessários. O papel de cuidador pode ser atuado pelo marido ou companheiro da gestante, doula e outros profissionais da área médica. Além do acolhimento físico, seu cuidador se preocupa e age ativamente no acolhimento emocional da gestante.
Antes, durante e após o parto a intervenção médica ocorre apenas quando a situação exige e não por praticidade. Como cada ser humano é único, com suas peculiaridades, o parto possui uma diversidade de situações muito grande. É tarefa do cuidador estar preparado para todas essas diversas possibilidades e agir conforme a gestante e o momento exigem. Por isso, no parto humanizado não existe um procedimento específico ou normas rígidas a serem adotadas.
Há uma confusão de ideias sobre esse novo conceito no Brasil. Comumente os partos são encarados como procedimentos mecânicos ao invés de existir um respeito à individualidade da gestante. Pessoas e até médicos podem confundir erroneamente o termo parto humanizado como sinônimo de parto sem anestesia, parto na banheira, parto em domicílio, etc.
O parto humanizado não se limita apenas ao momento do nascimento do bebê mas sim à todo processo da gestação, do nascimento e do pós parto.

Fonte: Wikipédia

Espero que tenham gostado e que tenha sido esclarecedor!
Muitas grávidas ainda tem dúvidas sobre isso, procurar um profissional é sempre a melhor pedida, mas as vezes a internet também ajuda.  
Até a próxima!

Facebook | Fanpage
Twitter | Blog da Lizzi

2 comentários: